Tem como objetivo recuperar pessoas que tenha alterações motoras, cognitivas, sensoriais, perceptivas, emocionais, laborativas e sociais, com a finalidade de ampliar seu desempenho, funcionalidade e participação social, previnindo e tratando distúrbios, disfunções e desabilidades, promovendo as condições de saúde.

Integração Sensorial

A terapia de integração sensorial é um dos modelos de tratamento mais tradicionais e mais bem pesquisados dentro da terapia ocupacional. É definida por (A. Jean Ayres), como a habilidade inata para organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente. É o processamento e a organização de informações sensoriais para uso funcional nas atividades e ocupações desempenhadas diariamente.

O mundo é rico em sinais sensoriais que se não forem adequadamente organizados podem levar a perda do controle do comportamento. A disfunção de modulação sensorial é resultado de problemas no ajuste e processamento de mensagens neurais que carregam informações sobre a intensidade, frequencia, duração, complexidade e novidades de estímulo sensorial. Há uma diminuição, aumento, ou flutuação em resposta ao imput sensorial. Neste modelo são tratadas diversas patologias que apresentam uma disfunção na integração sensorial, e estão presentes nos quadros de:

  • TDAH - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Distúrbios de aprendizagem
  • Síndromes genéticas
  • Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Encefalopatia crônica não progressiva da infância
  • Deficiências mentais
  • Transtorno Invasivo do desenvolvimento ( autismo, asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância)
  • Transtorno do desenvolvimento da coordenação, dentre outros.

Para proporcionar aos pacientes todos os estímulos necessários para realizar um tratamento eficaz é necessário equipamentos para estimular todas as áreas sensoriais. Temos montado na clínica o parque completo de integração sensorial.

Fotos

Rua Rui Barbosa, 795, Bairro de Fátima, Serra - ES - Brasil
Telefones: (27) 3238-0807 / (27) 99970-1170